quinta-feira, 7 de maio de 2009

Rigor da língua portuguesa


Esta é uma reflexão crítica minha que considero essencial nos dias de hoje.

Trata-se da utilização da escrita de «msn», principalmente por jovens, em situações onde a escrita tem necessariamente que ser rigorosa, nomeadamente nos testes ou exames ou até mesmo numa aula normal.

A minha crítica pessoal que gostaria de evidenciar é a seguinte:

Os jovens hoje em dia recorrem muito à chamada linguagem de «msn», isto é, situações diversas em que utilizam essa linguagem na troca de sms ou no messenger. Até que esse tipo de linguagem, nessas situações, é bastante útil, mas o grande problema é passar a utilizar essa linguagem em situações que exigem o rigor da língua portuguesa, nomeadamente nas escolas, onde, na minha opinião, deverá ser sempre proibida, porque a língua portuguesa tem necessáriamente que ser protegida e isso compete a cada um de nós «portugueses» corrigir os nossos jovens.

Gostaria de salientar que pais e professores devem sempre preservar a língua portuguesa tal como a aprenderam outrora , exigindo assim o rigor da língua nas situações em que é necessário, ou seja, ensinar os jovens a separar esta « nova moda» de linguagem das escolas, para que num futuro próximo não venham a sofrer as consequências de uma degradação da língua portuguesa.

Termino a minha reflexão crítica alertando para que línguagem de «msn» sim, mas no seu devido local.

Sem comentários:

Enviar um comentário